Principal centro de acolhida de Umuarama amplia estrutura e prepara novas ações

A Associação de Apoio à Promoção Profissional (Apromo), que foi fundada em 1991, é o principal centro de acolhimento de pessoas em Umuarama. A instituição oferece diariamente aos abrigados refeições e pouso. Recentemente a entidade concluiu obras realizadas em toda a estrutura do prédio, iniciadas em maio de 2015, com objetivo de ampliar o espaço e atender mais pessoas.

“A construção de seis novos quartos aumentou a capacidade que antes era de 25 pessoas para 41, conseguimos dar uma qualidade de vida melhor para os abrigados. Dentre os quartos construídos um é exclusivo para mulheres e outro para família, foram construídas também a sala do orador, um oratório, uma nova lavanderia e também um banheiro feminino que antes não existia e pintamos o local”, explica o presidente da associação, Júnior Lopes.

A melhoria realizada só foi possível através de promoções e parceiras. “A verba é origem de bazares, promoções, feijoadas, costeladas e também de doações de empresários e pecuaristas”, ressalta Júnior. De acordo com o presidente, parte do dinheiro recolhido através do programa Nota Paraná também utilizado para fazer retoques finais na obra. Mesmo com todas as melhorias promovidas na estrutura da Apromo, o presidente lembra que a capacidade atual ainda é restrita.

“Seria necessário dobrar o número de quartos para atender a demanda, porém isso não é tão fácil”, reforça. Essa necessidade de abrigar mais pessoas é ainda maior com a chegada do inverno. “A tendência é aumentar a procura com o frio. Por mais que temos uma boa capacidade, ela não é suficiente”.

Futuro

Com o objetivo de arrecadar recursos, a presidência da Apromo já têm ações programadas para os próximos meses. Em julho acontece a tradicional feijoada, além disso, um bazar está nos planos da instituição. “Nos próximos meses iremos fazer o nosso bazar permanente, que ficará aberto de segunda a sexta, onde estaremos vendendo roupas usadas e também estamos reativando a horta onde venderemos produtos. Pretendemos ainda construir uma sala para confecção de artesanato e jogos”, encerra animado Júnior.

Os interessados em doar roupas, calçados, alimentos, produtos de higiene e materiais para construção podem ir até a sede da Associação, localizada na Rua Montevidéu, nº. 4674. A Apromo funciona para visitas de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 19h00 e aos sábados entre as 08h00 e as 12h00. Informações pelo telefone (44) 3622 6441.

 

Fonte: Portal Umuarama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *